A História de Soichiro Honda

A História do fundador da Honda
Uma história que serve como uma grande lição de vida. E se você conseguir implantar a persistência e o não comodismo de Soichiro Honda em sua vida, com certeza, desde já mostrará que é um grande vencedor.

Soichiro Honda ao 30 anos, quando decidiu fabricar peças ao invés de consertá-las.

Nascido em 17 de novembro de 1906, na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu no Japão, Soichiro Honda era o filho mais velho de um ferreiro. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos. Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas. Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas invenções. Aos 16 anos, Honda vai para Tókio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.

Honda trabalhava dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as joias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, o seu produto foi rejeitado por não atender ao padrão de qualidade exigido. Apesar de abalado, Honda se manteve focado em seus empreendimentos.

Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa. Então construiu um barco de corrida, e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright. Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de consertá-las, e começa a fabricar anéis para pistões. Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da estrutura ( 50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil. Seus recursos quase acabaram. Mas ele não desistiu. Ele decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessava. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: “Diploma? Isso vale menos que um ingresso de cinema. O ingresso lhe garante a entrada no cinema, pois você pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele.” Na visão de Honda, as pessoas deveriam ser promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução.

Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. E como não bastasse, em janeiro de 1945, um terremoto acaba de destruir ao que restara dos bombardeios. Mas ele ainda não desiste. Reconstrói a empresa imediatamente após a guerra. Porém, outra dificuldade aparece em seu caminho: uma grande escassez de gasolina em todo o país. Honda mal podia sair de automóvel nem para comprar comida. Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota ,que era cliente de seus anéis.

Mas a crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas. Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.

Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria. Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos , que seria chamada muito apropriadamente de “Dream” (sonho).

Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas. Hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente. Honda faleceu em 5 de agosto de 1991,aos 84 anos de insuficiência hepática. Mas sua história e obras serão eternas. No final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o “Motociclista do Século”.

Quantas vezes você se sentiu fracassado? Quantas vezes você sentiu vontade de jogar tudo pro alto, de desistir de tudo? Com certeza, Soichiro Honda, desconhecia a palavra fracasso, e a persistência foi a chave do seu sucesso. Apesar de todas as adversidades que encontrou em seu caminho, ele se tornou dono de um grande império, uma das maiores fábricas de autos. Soichiro Honda é com certeza, grande exemplo de superação. Aliás, muitas das grandes empresas japonesas, nasceram em galpões em um fundo de quintal.Muitas empresas como a Honda, viram suas empresas serem destruídas por causa da guerra, incêndios e desastres naturais de todo tipo. Mas mesmo assim, passaram por cima das dificuldades e foram vitoriosos, construindo uma trajetória de sucesso.
Uma história que serve como uma grande lição de vida. E se você conseguir implantar a persistência e o não comodismo de Soichiro Honda em sua vida, com certeza, desde já mostrará que é um grande vencedor.

“Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado”.
– Soichiro Honda

Um comentário para “A História de Soichiro Honda”

Anúncios

Um comentário sobre “A História de Soichiro Honda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s